Doenças periodontais e os eventos cardiovasculares

Você sabia que existe relação entre a saúde bucal e os eventos cardiovasculares?? 👄❤️😱😱

Algumas afecções bucais se não tratadas podem vir a afetar a saúde geral das pessoas, principalmente em condições sistêmica limitantes, e se a saúde bucal não estiver em ótimo estado, isso acarretará danos muitas vezes até irreversíveis! 😞

Com distribuição para todo o organismo, o sistema circulatório é responsável por toda a irrigação sanguínea corpórea, incluindo nisso estruturas como a gengiva que envolve os dentes na cavidade bucal, e também outras estruturas anexas dessa região.

Aumento dos níveis de LDL (colesterol ruim para o organismo) no sangue com evolução à formação de placas de ateroma em um paciente que chegue a desenvolver doença periodontal, pode ser fatal, tendo por consequência um infarto do miocárdio ou um acidente vascular encefálico isquêmico (AVE-i). 😯

Isso ocorre por aumentarem os riscos de lesão à capa fibrosa do ateroma e isso contribuir para um quadro aterotrombótico.
Há ainda estudos que abordam a relação das respostas inflamatórias das doenças periodontais com o agravamento da aterogênese!

🦷👉 Oriente sempre seus pacientes sobre a importância da manutenção da saúde bucal e quais cuidados devem ser tomados para assim prevenir problemas de saúde em geral!!

Data da publicação: 25/01/2021 09:26:50